Hikayat Simsim: "A Vila Sésamo da Jordânia"

Hikayat Simsim  em árabe
Hikayat Simsim ("Histórias de Sésamo") é um projeto idealizado e produzido por educadores e profissionais de televisão da Jordânia em parceria com os produtores  do programa infantil mundialmente conhecido "Vila Sésamo". Assim como as outras versões do programa, o público alvo são as crianças em idade pré-escolar, porém os personagens são adaptados a cultura local trazendo mensagens positivas com humor e respeito.

Os bonequinhos Juljul e Tonton
Os  personagens principais são os bonecos Juljul e Tonton . 
Juljul tem 6 anos de idade, é paciente, educado e muito organizado, em contraste com a pequena Tonton de 4 anos que adora uma bagunça, mas também é muito sincera e positiva.  Mas apesar da diferença de atitudes os dois bonequinhos são grandes amigos e as vezes se comportam como verdadeiros irmãos.

O seriado tem um canal no Youtube onde é possível assistir as historinhas da 3ª temporada. Além dos bonecos Juljul e Tonton, também há outros personagens humanos como o "tio" Kamel, que possui uma oficina e "conserta tudo" e Hayat, uma professora de educação física. Algumas historinhas apresentam o boneco Juljul  atuando como "o mágico", "o cozinheiro" ou "o detetive" ensinando sobre  hábitos de higiene e saúde. E as vezes Juljul se transforma em um reporter que entrevista as crianças da vila, ensinando sobre assuntos como  "ajudar o próximo e respeitar as diferenças".

Tonton entrevistando "tio" Kamel

Tonton entrevistando a professora Hayat
Em um país que está passando por rápidas mudanças na sociedade, o programa  traz temas modernos como computadores e igualdade entre meninos e meninas.Nas palavras da própria rainha Rania Al Abdullah, grande apoiadora do projeto "as crianças vêem um futuro cheio de cores, música, oportunidade e esperança".

Este  vídeo traz uma amostra das danças e instrumentos folclóricos da Jordânia em Hikayat Simsim:


(Pesquisa de Janaina Elias baseado em Muppet Wiki e Sesame Workshop)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...