Farid El-Atrache فريد الأطرش

Farid El-Atrache
Farid bin Mohammad bin Fahd al-Atrash, conhecido popularmente como Farid El-Atrache (Suwaiyda, Síria 1910 - 1974) foi um famoso cantor, compositor, alaúdista e ator sírio-egípcio. Conhecido como o ''Rei do Oud", ele é um dos mais importantes artistas da música árabe do século 20.
De pai sírio-druso e mãe libanesa imigrantes, Farid começa sua carreira artística muito cedo, influenciado pela sua mãe que tocava oud. Desde a infância estudou em um conservatório como aprendiz do renomado músico Riyad as-Sunbaty. Em 1930 começou a trabalhar profissionalmente em estações de Rádio, como cantor e alaudista, juntamente com sua talentosa irmã, a cantora Asmahan. Sua carreira como ator inclui uma longa lista de filmes entre os quais Intisar Al-Shabab (O Triunfo da Juventude), 1941 teve sua trilha sonora composta por ele próprio.
Sobre sua vida particular é conhecida sua amizade muito próxima com o astro Abdel Halim Hafez e seu namoro com a dançarina Samia Gamal.  Faleceu aos 64 anos em Beirute no Líbano, após enfrentar problemas cardíacos e foi enterrado no Cairo.
 (Pesquisa de Janaina Elias, baseado em: Wikipedia)

Farid e a dançarina Samia Gamal
Farid  com sua irmã  Asmahan


Vídeos de Farid El-Atrache
Habeena Habeena

2 comentários:

  1. Foi e continua cantando cada vez melhor e tocando o oud de maneira encantadora

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...