Asmahan - أسمهان

Asmahan
Amal al-Atrash (Suwayda, Síria 1912 – 1944), mais conhecida como Asmahan, foi uma cantora e atriz sírio-egípcia. Irmã de Farid Al-Atrash, também famosa por ser  uma das únicas vozes femininas da música árabe a concorrer com a ímpar Omm Khalthum, que é considerada uma das mais importantes do século XX. 
Sua carreira iniciou quando seu irmão Farid a apresentou a Dawood Hosni um dos mais famosos compositores egípcios, que reconhecendo seu talento vocal sugeriu o nome artístico Asmahan e, aos 16 anos gravou seu primeiro álbum.
Asmahan e seu irmão Farid Al-Atrash
O histórico de vida de Asmahan também inclui episódios tensos com seus conservadores familiares drusos que culturalmente consideravam a carreira artística vergonhosa para uma garota. O casamento com seu primo Hassan em 1941 representou o retorno para a Síria e um momento de parada  momentânea em sua carreira. Após se divorciar retornou para o Egito e prosseguiu com sua carreira de cantora. Sua turbulenta vida pessoal e misteriosa morte em um acidente de carro aos 31 anos chocaram a opinião pública. 
(Pesquisa de Janaina Elias baseado emWikipedia)


Vídeos de Asmahan
Ya Min Yeqhol Hawa

Um comentário:

  1. Foi e continua a maior cantora do mundo árabe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...