Wadih Al-Safi وديع الصافي



Neste post, vamos falar de mais um artista lendário, com vocês Wadih el Safi, a "Voz do Líbano"! 
Além de um talentoso músico e compositor, ele também foi um reconhecido ator. Suas canções são interpretadas por muitos jovens artistas e sua canção Libnen ya qot'it sama tornou-se um ícone da música popular libanesa.
Nascido de uma família cristã maronita na cidade de Niha, Líbano em 1921, Wadih Francis (nome de batismo) iniciou sua jornada artística e musical quando tinha 17 anos, sendo o vencedor em um concurso de canto realizado por uma estação de rádio libanesa. Seus talentos musicais foram reconhecidos diretamente pelos juízes do concurso e ele foi escolhido como vencedor entre 50 concorrentes.
Após essa conquista musical em uma fase muito precoce, Wadih al Safi começou a estudar no Conservatório Nacional de Música de Beirute onde aprendeu a cantar e compor. Sua voz de tenor possui uma flexibilidade capaz de atingir as notas mais altas. Suas músicas misturam melodias folclóricas tradicionais a ritmos modernos e gira em torno de vários temas, como o patriotismo, nacionalismo, sua educação rural e amor pelos costumes tradicionais libaneses. Com a idade de 26 anos, Wadih se mudou do Líbano para o Brasil, onde permaneceu até 1950. O artista também popularizou a tradicional zajal, a poesia cantada improvisada  no dialeto árabe coloquial libanês. Este ainda é um estilo muito popular no Líbano e em outros lugares do Oriente Médio.

Wadih al-Safi na década de 80
Wadih em concerto com a cantora Najwa Karam (2010)
Além de seu talento musical único, Wadih é capaz de cantar em várias línguas, incluindo francês, português e italiano! Ele foi convidado para tocar em muitos festivais internacionais de música na América Latina, Europa, América do Norte e todo o Oriente  Médio  e Norte de África tendo recebido muitas honras e louvores em países como Tunísia, Jordânia e França por seu extenso repertório que conta com mais de 3000 músicas.
Atualmente aos 92 anos de idade, este incansável talento ainda está ativo na cena musical e participa em vários concertos no Oriente Médio e outros países.  Suas obras-primas musicais e voz única imortalizam a beleza e esplendor do Líbano. É um dos músicos mais reconhecidos e respeitados no Líbano e no mundo árabe.


Vídeos de Wadih al-Safi:
Laylou ya Layla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...